Saint-Paulin

Descrição

Originalmente fabricado por monges trapistas, o Saint-Paulin é um queijo de leite de vaca semimole com textura cremosa e firme, casca lavada e cor amarelo-laranja. Ele é um pouco amanteigado no sabor e amadurece por completo entre 4 a 5 semanas.  

Região: Normandia, Bretanha, Lorena, Nord-Pas-de-Calais.
Características: Tem uma forma cilíndrica de 20 cm de diâmetro e 6 cm de espessura, com uma casca fina de cor laranja e massa suave e elástica de cor creme.
Aspecto: queijo com casca lavada alaranjada, lisa e fina. E massa de cor que vai do creme ao amarelo pálidos, macia e bastante elástica.
Textura: amanteigada, cremosa e firme.
Aroma: delicado, com notas de leite.
Sabor: geralmente é suave e ácido, com leve sabor de leite fresco. Possui notas de manteiga e nozes. Sua casca não é comestível, pois geralmente é feita de cera ou parafina.
Como armazenar: conserve-o no compartimento de legumes do refrigerador, dentro de sua embalagem original e com a casca, para evitar que resseque ou perca seu sabor. Consuma em até 3 semanas após aberto.
Harmonização: é perfeito para sobremesa, podendo ser servido acompanhado por frutas ou com café. Harmoniza bem com vinhos leves e frutados (tais como Bordeaux, Beaujolais, Riesling).
Na Cozinha: normalmente consumido in natura e servido com outras variedades nas tábuas de queijos, pode ser utilizado como ingrediente em receitas de tortas, bolos salgados, quiches, em saladas ou gratinado em massas.

Compartilhe