Brie

Descrição

O queijo mais famoso da França, leva o nome da região onde foi originalmente criado: Brie. 

 

Fotógrafo/Rogério Voltan (@voltanphotos e @rogeriovoltan)

Tipo: Queijo de leite de vaca com massa mole e casca florida.
Região: Seine et Marne, Île de France.
Características: é produzido em grandes discos que vão de 900 g a 3,2 kg. Também se podem encontrar peças de 250 g. Há muitas variedades de Brie na França, incluindo Brie de Meaux e Brie de Melun, ambos com DOP desde 1996.
Aspecto: sua casca branca apresenta manchas que vão do bege ao amarelo profundo e uma pequena camada cinzenta debaixo dela. Já sua massa é de coloração palha brilhante, que escurece à medida que Brie amadurece.
Textura: a casca deve ser firme, enquanto seu interior é mais macio e maleável. À medida que amadurece, ele se resseca e sua textura se torna mais quebradiça.
Aroma: predominam os aromas de fazenda e amêndoa tostada. Adquire um aroma leve de amoníaco à medida que o queijo amadurece e evolui.
Sabor: sabor amanteigado característico, com retrogosto salgado. É suave, moderadamente frutado, com notas de nozes e amêndoas tostadas. Sua crosta comestível acrescenta textura e sabor.
Como armazenar: o melhor lugar para se armazenar um Brie é um local escuro, fresco e aerado. O compartimento de vegetais da geladeira pode funcionar como uma cave para queijos, por ser a parte mais úmida e menos fria do refrigerador. Se possível, mantenha-o em sua caixinha de madeira original e sirva à temperatura ambiente.
Harmonização: o Brie vai muito bem com peras – tal combinação acentua seu sabor. Experimente servi-lo acompanhado por vinhos tintos suaves e frutados, ou espumantes brancos.
Na Cozinha: pode ser apreciado in natura, servido com pães, torradas ou biscoitos. Ou em receitas de saladas, omeletes, derretido e servido com geleia.

Compartilhe