Camembert

Descrição

O Camembert é uma das joias da gastronomia francesa – ele foi criado em 1791 por Marie Harel, uma fazendeira da cidade de Camembert, na Normandia. Em 1890, o engenheiro Ridel teve a ideia de armazená-lo em embalagens de madeira, o que facilitou o transporte do queijo e, assim, contribuiu com sua distribuição para as demais regiões. 

 

Fotógrafo/Rogério Voltan (@voltanphotos e @rogeriovoltan)

Tipo: queijo de leite de vaca macio, casca florida e curado.
Região: Normandia.
Características: produzido em uma só peça, redondo, de 250 g.
Aspecto: a casca é branca se deve devido à ação de um fungo conhecido como Penicillium candidum e não deve estar rachada nem pegajosa. Sua massa é macia, brilhante e com pequenos buracos de cor amarelo-palha.
Textura: a casca deve ser firme para conter o interior cremoso.
Aroma: traz notas de terra úmida, cogumelos, erva fresca e, por vezes, aromas que lembram manteiga.
Sabor: a casca (de sabor intenso de cogumelos e terra úmida) deve ser consumida com o restante do queijo, por ampliar seu sabor. A massa é doce, untuosa e que lembra ligeiramente manteiga.
Como armazenar: assim como o Brie, deve ser guardado no compartimento de vegetais da geladeira, por servir como cave de queijos.
Harmonização: o Camembert é um ingrediente culinário perfeito e pode ser servido in natura em uma tábua com outros queijos. A bebida que forma seu par perfeito é a cidra francesa (também típica da Normandia), mas também vai muito bem com vinhos suaves e frutados.
Na Cozinha: perfeito para fazer molhos cremosos, suflês ou quiches. Devido à sua consistência, ele derrete facilmente sobre torradas e ainda pode ser levado inteiro ao formo, diretamente em sua embalagem.

Compartilhe